domingo, 2 de abril de 2017

Ciências da Natureza: Assuntos mais populares

Os assuntos que mais caem sobre Ciências da Natureza no Enem

Talvez seja considerada como a 2ª Matéria com um nível de dificuldade maior no Enem justamente por se tratar de três disciplinas com vários "quebra-cabeças". Se você realmente quer passar no Enem esse ano prepare-se, pois a cada ano que passa, as questões de ciências naturais (a maioria pra ser sincero) exigem muito o raciocínio lógico do candidato! A seguir, uma lista com 9 assuntos que mais caem nas questões desse caderno.

1. Química Orgânica.

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br
Sempre está presente em todas as edições do Enem e esse ano não vai ser diferente, é um dos assuntos principais da química no ensino médio e a cada ano que passa as questões desse assunto vão se tornando mais complicadas.

2. Dinâmica (Física)


Barquinho se movimentando na superfície da água
É a parte da mecânica que estuda o comportamento dos corpos em movimento e a ação das forças que produzem ou modificam seus movimentos. Ano passado as questões desse assunto caíram na segunda aplicação e esse ano a tendência é que caiam pelo menos 2 questões desse assunto. Portanto, cuide de estudar as leis de Newton!

3. Acústica (Física)
Menina escutando música com um fone de ouvido moderno
Ano passado caíram 4 questões sobre ela, em 2010, 2012 e 2013 foi a mesma coisa, é um assunto que não é tão popular como a dinâmica, no entanto esse ano ela pode aparecer novamente, esse é um dos assuntos mais fáceis da física, apesar de haver fórmulas para cálculo, as questões de acústica são mais teóricas referente as leis do Som.

4. Ecologia (Biologia)


Espécie de pato

Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico ou inorgânico no qual vivem. ano passado (se eu estiver errado me corrigem) caiu mais questões na segunda aplicação do que na primeira, sempre está presente em todas as edições do Enem.

5. Citologia (Biologia)

Célula em visão microscópica (cores meramente ilustrativas)
Células e vírus nunca faltam no caderno de questões da prova, esse ano a previsão é que não seja diferente das demais edições. Recomendo você continuar estudando intensamente esse assunto (sem desmerecer os demais, claro). Garantindo as questões desse assunto corretas, será um bom passo para sua nota.

6. Mecânica (Física)

As molas também são estudadas na física.
É um assunto cheio de fórmulas para cálculo e que vai exigir muito o raciocínio do estudante na prova, objetos como: Molas, cabos, etc. são estudados e usados nas questões desse assunto. Vale ressaltar que é um assunto cheio de "sub-assuntos", tais como, as leis de Newton, o trabalho da força peso, energia cinética, força de atrito, entre outros. Sempre caiu em todas as edições do Enem, portanto, é recomendado estudar muito e ficar por dentro desse assunto.

7. Eletricidade e Energia (Física)

Céu tempestuoso. (os raios também são uma fonte de energia)
Mais um assunto que é cheio de fórmulas para cálculo, quase em todas as edições do Enem esteve presente e esse ano é provável cair pelo menos 2 questões sobre circuitos (já como é bastante comum o Enem vir com questões sobre circuito elétrico nesse assunto).

8. Ondulatória (Física)

Ondulatória é o estudo de qualquer onda
Assunto popular não só no Enem, mas também nas escolas públicas do ensino médio e vestibulares. Embora Muitos conheçam, a ondulatória não é tão complicada como dizem os "gurus do Enem" ela apenas estuda os tipos de ondas, amplitude, velocidade etc. É um assunto fácil de se compreender, porém com alguns quebra-cabeças.

9. Química ambiental

Reações de diferentes elementos com água

Para quem já fez o Enem no ano passado deve se lembrar da questão sobre o derretimento de um cubo de gelo em 2 bandejas (alumínio e plástico), por mais que pareca uma questão imbecil, a mesma tem a ver com esse assunto. O Enem é cheio de surpresas, e as questões de química ambiental usam mais os experimentos químicos com a água, o ar, a temperatura, etc. Não deixe esse assunto de lado na sua rotina de estudos!


Assuntos referente a química não caem muito no caderno de questões de ciências da natureza, mas não é por isso que você vai deixar de estudar química né? se você ficar por dentro da química orgânica e ambiental já é um bom caminho para não vacilar no dia da prova. Sabemos que o Exame Nacional do Ensino Médio não é uma prova fácil, mas com as mudanças desse ano você terá um intervalo de tempo para estudar esses assuntos, já como o caderno de ciências da natureza vai ficar juntinho com o caderno de matemática no segundo dia da prova. Bons estudos e boa sorte!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário