quinta-feira, 9 de março de 2017

Mudanças no Enem: Benefícios e Malefícios

Mudanças no Enem: Benefícios e Malefícios

        Para quem está bem informado, no dia 09/03/17 o MEC divulgou as novas mudanças para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e estas, serão aplicadas a partir da versão da aplicação desse ano. No entanto as mudanças teve seus prós e contras, embora para muitos estudantes seja ótimo, para outros a prova vai ficar mais rigorosa e difícil. Vale ressaltar também, que as mudanças não tem haver coisa alguma com a reforma do ensino médio.

As principais mudanças foram:

 - A prova será feita em dois domingos (dias 5 e 12 de novembro)

 - Primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, o tempo de prova será de 5h; no segundo, matemática e ciências da natureza, o tempo de prova será de 4h30min

 - Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número da inscrição do candidato na capa e no cartão-resposta

MAS... Porquê o MEC fez essa mudança?

       De acordo com o MEC, 76 mil sabadistas (Religiosos que seguem a doutrina de descanso do sábado) que fizeram a prova em 2016 acarretaram um gasto de aproximadamente R$646 mil. Devido ao fato da prova ser no sábado eles ficarem em uma sala isolada até as 19:00h (hora de brasília) quando o sol se põe, logo depois eles começam a fazer a prova. Portanto, podemos dizer também que a mudança nos dias da prova se refere aos sabadistas e por uma questão de ética do Ministério da educação.


Prós e contras.

      Os candidatos terão uma semana de descanso após a primeira prova e preparando-se para o segundo dia, porém vão ter que trabalhar bem o nível emocional e psicológico, pois só no primeiro dia vão encarar disciplinas que tem como o foco a leitura e interpretação de texto além da redação, claro. Já no segundo dia as disciplinas terão como a base os cálculos, é meu amigo se você já odeia matemática trate do começar a gostar pois em vários assuntos de física e química as questões são respondidas em cálculo. Não tem jeito meu amigo, vai ter que engolir haha.

      Duas coisas não mudaram na prova: o número de questões e o tempo. A prova mesmo depois de mudada vai exigir que você seja rápido para resolver as questões de maneira correta e se eu fosse você dava uma olhada nesse artigo que vou passar para você no link a seguir para não fazer feio nessa prova.


      Aos sabadistas foi um ótimo beneficio, pela questão da religião e ao descanso e preparação para o segundo dia. Vale ressaltar que nervosismo não vai adiantar nada enquanto espera pelo segundo dia da prova, assim como querer fazer só o primeiro dia da prova por causa da redação, lembre-se que a redação é a parte mais importante da prova, mas ela não faz milagres na sua nota final se você "farrapar" o segundo dia de prova só porque não gosta de matemática ou achar que já está garantido com a redação.



Trate de se preparar para as mudanças que vão ocorrer neste ano começando a estudar arduamente, pois a lei do Enem é essa: só tem boa nota quem estuda, não adianta deixar pra última hora ou tentar "pescar" no dia da prova, pois o fracasso é imediato!

Bons estudos e até o próximo artigo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário